quinta-feira, 1 de maio de 2008

Bífidos activos


Encontramo-nos na era dos probióticos, dos ácidos gordos (especialmente os da família Ómega 3), e de muitos outros microrganismos e substâncias contidas nos alimentos… Estará no entanto a sociedade suficientemente informada acerca dos benefícios destes novos produtos actualmente tão publicitados?

Os probióticos como os bífidos activos, são bactérias do género Bifidus, que são efectivamente úteis ao organismo, por colonizarem a flora (superfície) intestinal e vaginal, assumindo especial importância aquando da utilização com alguma regularidade de antibióticos, que pela sua acção danificam a flora intestinal e vaginal. A L. Casei (Lactobacillus casei ) é uma bactéria láctea, (descoberta no Japão em 1935) que auxilia a digestão. Por sua vez os omega 3 são ácidos gordos que aparecem em óleos alimentares visando o controlo da pressão sanguínea, prevenindo o envelhecimento da pele, apresentando também uma função imunológica (defesa do organismo).

Na actualidade a grande maioria de antioxidantes e ácidos gordos que aparece no mercado, tem grande notoriedade e sucesso (especialmente se se encontrarem associados a determinado produto alimentar) sendo assim exigível às grandes multinacionais que exploram este novo tipo de alimentos um urgente e claro esclarecimento não só acerca dos seus reais benefícios bem como de eventuais riscos que estes possam originar.

Sem comentários: