quinta-feira, 24 de abril de 2008

Cientistas isolam gene de obesidade e diabetes

Cientistas do Imperial College de Londres afirmam ter descoberto um gene ligado à obesidade e à diabetes, que poderia contribuir para exames de diagnóstico.

Versões defeituosas do gene ENPP1 prejudicam o modo como o corpo armazena energia e lida com o açúcar, ao bloquear a produção do hormônio insulina. Crianças com versões defeituosas do gene já são obesas aos cinco anos de idade, afirma a pesquisa liderada por Phillippe Froguel.


O gene foi ainda associado à diabetes do tipo 2, agressiva nos adultos. Segundo o médico Phillippe Froguel, "o que é extremamente preocupante é que as crianças que apresentam esta mutação genética desenvolvem obesidade bem cedo - com cinco ou seis anos de idade - e a diabetes ocorre na meia idade". Acrescenta ainda que esta descoberta não leva à criação de uma "pílula mágica" para curar a obesidade e a diabetes do tipo 2, mas poderá ajudar a identificar indivíduos e grupos em alto risco.

Por último, o médico afirma que é tecnicamente possível realizar um exame para identificar quem tenha o gene defeituoso mas, para ele, este não seria o modo mais apropriado de atacar o problema da obesidade e diabetes, mas sim a introdução de medidas de saúde pública (ex: encorajar a indústria a diminuir a quantidade de açúcar e gordura dos alimentos, e estimular as famílias a fazer mais exercícios,...).

Sem comentários: