sexta-feira, 2 de maio de 2008

Fill your car and starve the world!

A procura de biocombustíveis tem vindo a aumentar à medida que o mundo começa a ter falta de combustíveis fósseis. Os preços do petróleo e do gás dispararam nos últimos anos, enquanto que a pressão para reduzir as emissões de CO2 a fim de reduzir o aquecimento global aponta cada vez mais para que os biocombustíveis sejam uma das principais soluções.

No entanto, sendo combustíveis derivados de plantas (o biodiesel, obtido a partir das oleaginosas, e o bioetanol, de cereais, seivas, ervas ou madeira fermentados), estes, não só “ocupam“ terra valiosa que podia ser eventualmente utilizada para cultivo de alimentos, como dão também agora origem à substituição de terreno agrícola por novas “plantações energéticas”. A procura de biocombustíveis veio assim transformar as culturas alimentares tradicionais em culturas “bioenergéticas” entrando alimentos e energia agora em competição pela mesma 'matéria prima', resultando num aumento substancial dos preços dos alimentos, aumento este que gerou já em diversos países uma enorme instabilidade, tendo mesmo originado a queda do governo do Haiti após subida de 50% dos preços dos alimentos básicos.

Com a crise internacional que se instala actualmente, em que os países com menor poder de compra são novamente os mais visados, o relator espacial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, classificou recentemente a produção em massa de biocombustíveis como um crime contra a humanidade.

Sem comentários: